Skip to content
Abril 12, 2008 / buracodeagulha

Dia Mundial da Fotografia Estenpeica (Pinhole)

 Dia Mundial da Fotografia Estenopeica

27 de Abril de 2008

Mais um dia em que por todo o mundo uns milhares de entusiastas da Fotografia Estenopeica vão concentrar a sua realização fotográfica em torno de um processo que tem por base o princípio da formação da imagem, sem a utilização de objectivas e na maioria dos casos servindo-se de sistemas muito simples longe da alta-tecnologia que domina grande parte da Fotografia Contemporânea. Em Portugal a prática da Fotografia Estenopeica é reservada a um reduzido número de entusiastas que quase sempre para lá da produção deste tipo de fotografia ainda dispensam algum do seu tempo na tentaviva de divulgarem o processo em causa.
O clube "Buraco de Agulha" está entre os primeiros que de forma organizada tentaram alargar o espaço de influência deste processo alternativo da Arte-Fotográfica. Ao longo dos anos algumas dezenas de fotógrafos foram sendo estimulados a esta prática mas o número dos realmente interessados foi sempre muito reduzido. Alguns vão apresentando alguma produção que surge normalmente integrado no conjunto apresentado nacionalmente do "PinholeDay" e que em Portugal correspondeu a um total de 44 participantes para um universo de 2943 trabalhos apresentados. Sabendo-se que alguns repetem a apresentação de outros trabalhos com nome diferente poderei concluir que o entusiasmo dos praticantes é grande mas o universo dos entusiastas não se tem alargado muito.
A presença nacional no "Dia Mundial da Fotografia "Pinhole"" vem crescendo desde a primeira edição em 2001 em que a presença de quatro trabalhos a que o ano seguinte corresponderia com um significativo crescimento para 18 presenças. Número este que baixaria para 17 e 13 nas edições seguintes mas que em 2005 e 2006 teria uma presença de 36 trabalhos e que 2007 seria ultrapassado por uma presença dos já referidos 44 trabalhos. E, eu digo trabalhos pois torna-se muito difícil de controlar as, repito, presenças em duplicado de autores apresentando-se com outro nome.
 
As diferentes acções que se vão realizados em diferentes localidades e desenvolvidas por uns quantos interessados têm no grupo que trabalha a partir de Castelo de Vide e a que o nome de Rui Cambraia está associado, um entusiasmo que é de realçar. Possivelmente um ou outro grupo desenvolverá actividade mais ou menos organizada mas, para lá deste e do clube "Buraco de Agulha" poucas mais informações temos disponíveis. Algumas Oficinas são divulgadas para inscrição na sua realização, mas trabalho apresentado e de acção regular desconhecemos e desde já solicitamos que nos façam chegar ao endereço clubedospinholeiros@hotmail.com ou pinholeiro@gmail.com toda e qualquer informação que à Fotografia Estenopeica em Portugal giga respeito.
 

TIMEOFTEAPB#1.jpg

 
 
 
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: