Skip to content
Março 19, 2009 / buracodeagulha

O Trabalho do Fotógrafo – João Alves

Algumas vezes as obras fotográficas realizadas valem para alem da sua representação específica. As fotografias aqui apresentadas e destinadas a uma Prova de Avaliação Final, do Curso Profissional do Instituto Português de Fotografia, valem também pela ousadia em realizar essa prova de avaliação com trabalhos com origem numa Câmara Estenopeica.

 

 

O risco corrido, porque a Fotografia Estenopeica não é propriamente um processo de acentuada divulgação entre os fotógrafos portugueses, sendo que para alguns “é uma brincadeira de crianças”, reflexo do momento de domínio tecnológico vivido.

Trabalho inovador nesse campo, não deixa de representar também uma forma interessante de execução, pois utilizando o porta-bagagens de uma viatura automóvel, vedada, para corresponder à caracterização de uma Câmara Escura na qual se forma a imagem sobre a qual o autor intervém através de um organizado caos, para de seguida recolher a imagem final sobre o sensor de uma câmara digital.

 

 

Fotografias representando espaços físicos exteriores, em que o Homem intervém de forma organizada, para satisfação de exigências pontuais e descaracterizando esses ambientes, que se tornam utilizáveis transitoriamente. As fotografias, essas tornam-se perenes, na representação de um Tempo parado no seu duplo percurso, no interior da Câmara Estenopeica (formação da imagem transitória) e posteriormente no interior da câmara digital (formação da imagem final) que não definitiva.

 

 

A definitiva, o autor trabalha-a para que, impressa seja observada (e avaliada) já a digital, o seu espaço de intervenção alarga-se na relação Divulgação/Observação.

 

 

 

 

Apreciamos o trabalho de João Alves em que valorizamos a expressividade de um todo obtido por justaposição de partes bem construídas e em que podemos afirmar, ter o resultado final expressado bem os espaços físicos que o trabalho mostra.

 

A leitura do texto do autor e que acompanha o trabalho em causa, pode ser feita em http://photomaxart.blogspot.com/

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: